data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: João Vilnei (prefeitura, divulgação)
Defesa Civil entregou telhas na terça-feira
Mais de 3 mil metros de lona foram entregues para famílias que tiveram as residências destelhadas pelos temporais da última semana em Santa Maria. No total, foram 157 casas danificadas. A Defesa Civil também disponibilizou 104 unidades de telhas de amianto para sete famílias dos bairros João Goulart, Patronato, Diácono João Luiz Pozzobon, Passo D'Areia e Tancredo Neves na terça-feira. Ainda no sábado, foi realizada a entrega de 120 telhas.
Nível de rio baixa, mas população segue alerta no balneário Passo do Verde
O trabalho de reconstrução após os temporais segue na cidade. Além dos 3.105 metros de lona entregues a 220 famílias, foram distribuídas 57 cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também segue o trabalho de retirada de árvores e galhos que caíram com o vendaval. Os registros foram na cidade e no Interior, conforme a prefeitura.
Conforme as informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu 305 milímetros em 15 dias na cidade, o que supera a média histórica de cerca de 150 milímetros para setembro.
Motoristas devem ficar atentos a dois trechos no trânsito
- Como a terra está encharcada devido ao volume de chuvas ser mais do que o dobro da média mensal, o risco de deslizamento de terra aumenta. Na manhã desta terça-feira, começaram problemas de deslizamentos por causa do excesso de chuvas. As equipes verificaram locais na Rua Amaral, no Bairro Km 3, e na Rua Ângelo Berleze, no Bairro Pé de Plátano. As duas situações ocorreram devido ao deslizamento das margens do Rio Vacacaí-Mirim. Felizmente não houve ocorrência de danos materiais, mas estamos em alerta - explica Adão Lemos, superintendente da Defesa Civil de Santa Maria.
O nível do Rio Vacacaí, no Balneário do Passo do Verde, baixou e cerca de 50 famílias puderam retornar para casa.
SOLIDARIEDADE
Para ajudar as famílias atingidas pela chuva e pelo vento registradas desde a última semana, a Defesa Civil precisa de doações e conta com a ajuda da comunidade. Há necessidade de colchões, roupas de cama, roupas de todos os tamanhos para crianças e kits de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues direto no Centro Desportivo Municipal (CDM), na Rua Appel, 795.
* com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Maria